Encontro Alfagraça

Em breve retornaremos com nossos encontros em novo local e cheios de novidades. Aguardem!!! (Contato c/ Pr. Daniel: 88148825)



sexta-feira, 13 de maio de 2011

CIDADE REFÚGIO


Ao "Pequeno Rebanho"!
Quando chegarem, domingo próximo, lá na Av. Edméia Lazarotti, vão se deparar, logo na entrada, com uma bonita placa, talhada em madeira, e, nela, um nome: "CIDADE REFÚGIO".
Desde que alugamos a chácara, imaginei assim chamá-la mas temi causar algum desconforto. Com o passar do tempo, no entanto, o nome se me tem afigurado apropriado, na medida em que desejamos ter, ali, um lugar e um ambiente de tranquiliade, de paz e, sobretudo, de segurança e restauração de pessoas feridas ao longo da caminhada.
Talvez escreva e publique no blog um artigo sobre as "cidades refúgio" em Israel. Já lhes posso, no entanto, antecipar algumas informações:
Eram seis as cidades refúgio. Três, escolhidas por Moisés e mais três, por Josué, estratégicamente distribuidas, de tal forma que houvesse, por perto, em cada região, uma cidade refúgio, assim facilitando o abrigo e proteção de pessoas em risco de vida, em razão de crimes(homicídios) involuntários.
Vale mencionar que em Israel ficou estabelecida a "Lei de Talião" ou seja: "olho por olho, dente por dente". Isto quer dizer que se alguem cometesse um homicídio era facultado ao "vingador" retribuir da mesma forma e com a mesma intensidade.
As cidades refúgio eram uma espécie de "Habeas Corpus". Tinham a finalidade de proteger o homicida involuntário. Envolvido em alguma fatalidade, poderia se abrigar na cidade refúgio mais próxima e, ali, aguardar o julgamento, quando poderia se defender. Se condenado, dali teria que sair e pagar pelo seu crime; se absolvido, ali poderia viver seguro, sem risco de vingança de algum vingador. Agora, se por conta própria, saisse da cidade, ficaria  exposto, vulnerável, sem qualquer segurança.
A grande metáfora é que temos em Cristo abrigo e segurança. Sim, Jesus é a nossa Cidade Refúgio!
O Apóstolo Paulo diz: "Agora, pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus; porque a lei do Espírito  da vida em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte".
Convido você a cantar comigo, no próximo domingo, um daqueles velhos hinos que fizeram a grandeza da Igreja de Cristo em cada esquina de século:
                             Seguro estou, não tenho temor do mal
                             Sim, guardado pela fé em meu Jeus;
                             Não posso duvidar desse amor real
                             Ele em seu caminho sempre me conduz
                              No poder de Cristo mestre
                              Minha vida salva está
                              Do perigo quer cercá-la
                              Ele poderá livrá-la
                              Seu poder eterno sempre a susterá!
Um beijo,
Dnl
Dois pedidos:
Primeiro; Não falte ao encontro Fora do Arraial de domingo, lá na Cidade Refúgio!
Segundo: Não vá sozinho. Ponha como meta levar alguem com você. De preferência, alguém ferido e à busca de proteção e abrigo em Jesus.
Abração,
Dnl

Nenhum comentário: