Quando chegarem, domingo próximo, lá na Av. Edméia Lazarotti, vão se deparar, logo na entrada, com uma bonita placa, talhada em madeira, e, nela, um nome: "CIDADE REFÚGIO".
Desde que alugamos a chácara, imaginei assim chamá-la mas temi causar algum desconforto. Com o passar do tempo, no entanto, o nome se me tem afigurado apropriado, na medida em que desejamos ter, ali, um lugar e um ambiente de tranquiliade, de paz e, sobretudo, de segurança e restauração de pessoas feridas ao longo da caminhada.
Talvez escreva e publique no blog um artigo sobre as "cidades refúgio" em Israel. Já lhes posso, no entanto, antecipar algumas informações:
Eram seis as cidades refúgio. Três, escolhidas por Moisés e mais três, por Josué, estratégicamente distribuidas, de tal forma que houvesse, por perto, em cada região, uma cidade refúgio, assim facilitando o abrigo e proteção de pessoas em risco de vida, em razão de crimes(homicídios) involuntários.
Vale mencionar que em Israel ficou estabelecida a "Lei de Talião" ou seja: "olho por olho, dente por dente". Isto quer dizer que se alguem cometesse um homicídio era facultado ao "vingador" retribuir da mesma forma e com a mesma intensidade.
As cidades refúgio eram uma espécie de "Habeas Corpus". Tinham a finalidade de proteger o homicida involuntário. Envolvido em alguma fatalidade, poderia se abrigar na cidade refúgio mais próxima e, ali, aguardar o julgamento, quando poderia se defender. Se condenado, dali teria que sair e pagar pelo seu crime; se absolvido, ali poderia viver seguro, sem risco de vingança de algum vingador. Agora, se por conta própria, saisse da cidade, ficaria exposto, vulnerável, sem qualquer segurança.
A grande metáfora é que temos em Cristo abrigo e segurança. Sim, Jesus é a nossa Cidade Refúgio!
O Apóstolo Paulo diz: "Agora, pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus; porque a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte".
Convido você a cantar comigo, no próximo domingo, um daqueles velhos hinos que fizeram a grandeza da Igreja de Cristo em cada esquina de século:
Seguro estou, não tenho temor do mal
Sim, guardado pela fé em meu Jeus;
Não posso duvidar desse amor real
Ele em seu caminho sempre me conduz
No poder de Cristo mestre
Minha vida salva está
Do perigo quer cercá-la
Ele poderá livrá-la
Seu poder eterno sempre a susterá!
Um beijo,
Dnl
Dois pedidos:
Primeiro; Não falte ao encontro Fora do Arraial de domingo, lá na Cidade Refúgio!
Segundo: Não vá sozinho. Ponha como meta levar alguem com você. De preferência, alguém ferido e à busca de proteção e abrigo em Jesus.
Abração,
Dnl
Nenhum comentário:
Postar um comentário